Lilypie 3rd Birthday Ticker Lilypie Expecting a baby Ticker

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Histórias pra dormir...












Quem me conhece sabe, sempre fui preguiçosa e sempre adorei dormir! Por isso, uma das coisas que me amedrontava durante a gravidez, eram as noites de sono que todos me diziam que perderia acordada!Então comprei vários livros. Li um monte a respeito e desde que o João Luiz nasceu, sempre fui muito disciplinada com o soninho dele! Posso dizer que não foi fácil, mas a recompensa foi que jamais passei uma noite em claro por causa dele!Claro que quando bebezinho, acordava à noite para mamar, mas o João Luiz sempre foi ligeirinho e no máximo em 15 minutos ele já tinha mamado, voltado a dormir e eu também já estava de volta ao meu sono. Ele sempre teve o ritualzinho de sono dele, e por mais que eu estivesse cansada, ou com preguiça, ele sempre foi seguido ao pé da letra. Até os 6 meses, nosso ritual começava umas 19hs, com uma massagem shantala, com um sonzinho calmante de fundo, depois um gostoso banho quente, as vezes um banho de balde ( pra quem sempre quiz uma tummy tub mas achava muito caro), mamar ( no peito) e dormir!



As 20hs ele estava dormindo, e seguia até umas 2hs da manha, mamava de novo e ia até as 7hs.Nos soninhos da tarde ele sempre dormiu bem, mas sempre fui disciplinada com essa parte também. Ele sempre teve horários para dormir e não tinha essa de esperar ele ficar com sono. Sempre quem dizia o horário dele dormir era eu, e sempre no mesmo horário. E é claro que isso criou um hábito nele. E foi uma facilidade pra mim, pois sempre sabia quando ele dormiria e mais ou menos quando acordaria, assim conseguia organizar meus horários também.Com 7 pra 8 meses ele me deu um pouco de trabalho, acordando algumas vezes durante a noite. Até que minha secretária disse: isso é fome, experimenta dar uma mamadeira pra ele... E foi assim que aos 8 meses o João Luiz tomou sua primeira mamadeira de leite industrializado. Mas foi em boa hora. Colocava ele pra dormir entre 20 e 20:30, depois de ter mamado no peito, e as 23hs dava uma mamadeira de Aptamil pra ele. Muitas vezes ele mamava sem acordar. E aí ele ia direito até as 7:00hs :) Com o passar do tempo fui tirando essa mamada das 23hs e dava o peito pra ele antes de dormir e complementava com a mamadeira. E assim ele passou a dormir a noite inteira!Até hoje nosso ritual ainda é parecido, mas não faço mais shantala porque ele não para mais quieto. Mas as 8hs ele toma o banho e depois mama e berço. Coloco ele no bercinho, saio do quarto e ele fica lá e adormece sozinho. E acorda por volta das 7/7:30hs. Um verdadeiro anjinho.Até os 3 meses o João Luiz dormiu no carrinho, no meu quarto, mas desde então ele dorme no bercinho, no quartinho dele, e me orgulho de falar que nunca o levei para dormir na minha cama (não que eu condene quem faça, apenas que pra mim não daria certo!).
Ainda sou muito disciplinada com os horários de sono do João Luiz, não gosto de sair de casa no horário do soninho dele, não gosto de acordá-lo para sair, quando ele está dormindo e prefiro não sair a noite do que ter que levá-lo e tirá-lo do seu ritual do sono. As vezes as pessoas acham que sou muito cabeça dura nesse ponto, porque não adianta, não vou levar meu filho nos lugares à noite, quando ele deveria estar no bercinho dele nanando.Me orgulho do sono do meu filho, me orgulho por ele não me dar o menor trabalho pra dormir, por outra pessoa poder colocá-lo pra dormir na minha ausência e ser da mesma forma e me orgulho por ter me empenhado tanto e por ter conseguido antigir meus objetivos no sono do meu pequeno,que está lá dormindo como um anjo enquanto estou aqui escrevendo...

8 comentários:

Anônimo disse...

AMigaa..linkei vcs agora! tinha esquecido q vc tinha feito esse cantinho lindo!!!
Menina, parabéns por toda essa jornada de sono com ele,viu! Pq eu fiz td errado com o Ricardo e até hj com 2 anos e meio quase, ele se acorda no meio da noite (quase sempre) ele vem p minha cama....hj eu fico com dó de deixa-lo no quarto dele pq senão ele vai chorar e acordar a Bah..affff... mas com a pequena tudo está sendo diferente..tbm estou fazendo as coisas numa rotina certinha e tbm vej como ela é boa pra dormir! Farei td diferente que fiz c o Ri....


Enfim, bjão grande p vcs!!! Esse menino está liiiiiindo!!!!!!!!!!

Unknown disse...

Amiga, Dimitri até 1 ano só acordava a noite se tive passando muuuito mal, ele dormia 13/14 horas seguidas, liguei p/ o pediatra e ele disse que era para eu acord'-lo com 12 horas... pra mamar, e ele dormia o dia todo, acordava, mamava, e dormia. Kkkkkk Até hj ele é sonequinhaaaaaa :)

Lindo seu post e as fotos*

Anônimo disse...

Que blog fofo!!! Que João Luiz mais fofo ainda!!!
Obrigada pelo comentário no meu blog. Aliás, somos vizinhas.... se quiser, me mande um e.mail: dales1610@yahoo.com.br.... podemos trocar informações da nossa região...
bjs
Andréa

Bárbara disse...

Querida!
Que fotos delicosas!!! Que sono maravilhoso !
Aqui em casa eu sempre tive problemas com horarios ! Mas que bom que vc teve o controle da situação ! rsrsrs..
Adoro suas visitas !
Bjosss

Anônimo disse...

Olá amiga!!!
Tbem sou super rigida em relação a horários, no começo é dificil organizar a casa com duas crianças,mas depois eles acostumam,eles ficam mais seguros pois sabem exatamente o que vão fazer naquele horario.
Ah,que fotos lindas!!!Adoro tirar fotos deles dormindo,nos transmitem tanta Paz!!!
Bjkas no coração
Karen

Sueli disse...

Olá Andrea, seu link já foi anotado e seu post está concorrendo ao concurso Hora do Sono! Obrigada por participar!

abs Sueli

Anônimo disse...

Oi amiga!!!
Parabéns pelo concurso, este post está maravilhoso , vc escreveu seus sentimentos com a alma!!
Tem premio p/ vc no meu cantinho.
Bjkas no coração
Karen

Unknown disse...

Oi andrea, muito legal sua disciplina com João Luiz. parabéns! nunca cosnegui ser assim e passei quase um ano e meio madrugadas e madrugadas sem dormir... sou uma das editoras do Desabafo de Mãe e o julgamento do concurso Hora do sono começa no dia 8 de setembro e anunciamos o vencedor dia 12 de setembro, ok? boa sorte! e seu texto estará linkado em nosso site por meio de uma reportagem a partir do dia 15 de setembro. fique de olho e obrigada pela participação! bons sonhos!